A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Classe

Recorrentemente, manifesta-se o uso impreciso e confuso de “classe” e de “luta de classes” com a sua interpretação marxista. No entanto, a existência de “classes” e a “luta de classes” não resultam de uma invenção nem da “classe operária”, durante a chamada “revolução industrial”, nem do marxismo. É um facto. É uma componente objetiva da vida social. Já o fenómeno de classe e a teoria da luta de classes ocupam um lugar axial na obra de Karl Marx, tanto no plano da explicação teórica como no da praxis revolucionária.

Para Karl Marx, já nos Manuscritos de 1857-1858, a sociedade não consiste em indivíduos, mas expressa a soma das ligações, relações, que esses indivíduos estabelecem uns com os outros. E é nesse horizonte de uma produção social, do viver concreto, no relacionamento que entre si desenvolvem os indivíduos, que se configura a criação de “classe”. Remete para formas de divisão social do trabalho onde as classes, pela própria raiz económica que possuem para o seu estabelecimento e distinção, desempenham um papel determinante.

O marxismo forneceu uma chave interpretativa para o estudo da História a fim de descobrir a existência de leis que percorreriam a história humana: a teoria da luta de classes. Ao olhar para os povos (após a sociedade primitiva), identifica diferentes sectores do povo, uns puxando num sentido e outros noutro, não como indivíduos, mas como “classes”. Para o marxismo, que classifica a luta de classes como a alavanca dos acontecimentos ou o “motor da História”, só o estudo das aspirações de todos os membros da sociedade ou de todo um grupo de sociedades permitiria definir as aspirações contraditórias, as diferenças de situação e de condição de “classes” de que uma sociedade se compõe.

Segundo a teoria marxista, só a economia, ou, mais exatamente, as condições de propriedade, define as classes sociais. Por isso a teoria de Marx diz encontrar a sua confirmação e aplicação mais profunda na sua doutrina económica.

 

Bibliog.: AMORIM, Henrique e CANGUSSU, Davisson (orgs.), As Classes Sociais no Início do Século XXI, São Paulo, Annablume Editora, 2000; BARATA-MOURA, José, Superstrutura e Classes Sociais, Lisboa, Avante!, 2010; DAHRENDORF, Ralf, As Classes e Seus Conflitos na Sociedade Industrial, Brasília, Editora da Universidade de Brasília, 1982; GIDDENS, Anthony, A Estrutura de Classes das Sociedades Avançadas, Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1975; LOSURDO, Domenico, La Lotta di Classe. Una Storia Politica e Filosófica, Bari, Editori Laterza, 2015; SILVA, Manuel Carlos, Classes Sociais. Condição Objectiva, Identidade e Acção Colectiva, Vila Nova de Famalicão, Edições Húmus, 2010; VIANA, Nildo, A Teoria das Classes Sociais em Karl Marx, Lisboa, Chiado Books, 2018.

 

Edgar Silva

Autor

Scroll to Top