Conceito apropriado para traduzir qualquer modelo explicativo da irrupção do cosmo. O conceito de “cosmo” indica a ordenação da realidade, designando a estrutura fundamental que subjaz ao mundo. As cosmogonias abordam a origem dessa mesma ordenação da realidade. Com efeito, o termo “cosmogonia” provém da palavra grega κοσμογονία, que conjuga duas noções, Kósmos, “ordem”, e Gígnomai, “tornar-se, formar-se”. Cosmogonia é, assim, o estudo da génese do mundo, permitindo-nos compreender por que razão existe um mundo e não o caos. A cosmogonia faz parte da cosmologia, da ciência do cosmo, e tem nos dias de hoje uma clara vertente científica. No entanto, os estudos antropológicos de mitologia abordam o modo como em diferentes culturas a origem do cosmo foi pensada, problema crucial na constituição da esfera religiosa. O modelo, até agora, mais interessante foi proposto por Charles H. Long, na sua obra de 1963, Alpha. The myths of Creation. Em termos sumários, o autor sustenta que as narrativas míticas sobre a criação do mundo podem ser pensadas segundo cinco grandes paradigmas: (1) criação a partir do nada (creatio ex nihilo), (2) criação a partir do caos ou de um ovo cósmico, (3) criação a partir de dois princípios parentais, (4) criação pensada como um fenómeno emergente e (5) criação como o resultado da imersão de um ser primordial, geralmente humano, nalguma realidade abissal. Importa, ainda, sublinhar que o estudo racional da cosmogonia está na base do pensamento filosófico, em particular nas escolas conhecidas como “pré-socráticas”.
Bibliog.: LONG, C.H, Alpha. The Myths of Creation, New York, George Braziller, 1963; ELIADE, M. (ed.), The Encyclopedia of Religion, 16 vols., New York, Macmillan, 1987; LONG, C.H., “Cosmogony”, in The Encyclopedia of Religion, Mircea Eliade (ed.), The Encyclopedia of Religion, vol. iv, 1987, pp. 94-100; LEEMING, D.A. and LEEMING, M.A., A Dictionary of Creation Myths, New York/Oxford, OUP, 1994; CORREIA, C.J., “Cosmogonia. Estudo de Mitologia Comparada”, Philosophica, n.º 53, 2019, pp. 9‑19.
Carlos João Correia