O sentido geral de “descoberta” é a ação de encontrar e pôr a descoberto algo desconhecido, ou reavaliado e valorizado, por força de invenção revolucionária ou excecional experiência/vivência. Polissemia do termo nos seus sinónimos: achado, conquista, invenção, reconhecimento, revelação, vivência (Dicionário Houaiss).
No contexto da cultura e da história portuguesas, tem o particular significado da(s) Descoberta(s), na epopeia dos Descobrimentos: exemplo de conquista de novos mundos e de reconhecimento da missão religiosa da nação.
A nível da espiritualidade e mística, tem o profundo significado do reconhecimento do caminho interior e eclesial a conquistar, sempre em aberto, como revelação e vivência. Em particular, a vivência de profundidade na experiência mística, no silêncio e na invenção da linguagem mais adequada.
Bibliog.: COSTA, João Paulo, À sombra do Invisível. Fragmentos de Um Crer Sapiencial, Lisboa, Sistema Solar/Documenta, 2020; Dicionário Houaiss de Sinónimos e Antónimos, Lisboa, Círculo de Leitores, 2007; TEIXEIRA, José Rui, Vestigia Dei. Uma Leitura Teotopológica da Literatura Portuguesa, Maia, Cosmorama, 2019.
José Gama