Eugénia Abrantes, Presidente do IEAC-GO
Há decisões que se desenham de imediato como grandes desafios!
Há desafios que nos atraem de modo constante… e persistentemente!
E, chegados perto do fim do trilho que se traçou, rapidamente nos percebemos que esses mesmos desafios estavam destinados, desde a sua raiz, a serem maiores que os nossos sonhos!
O “Dicionário Global da Espiritualidade e da Mística” é uma destas experiências!
Em maio de 2018, o Instituto de Estudos Avançados em Catolicismo e Globalização (IEAC-GO) iniciou um projeto de investigação de enorme envergadura que incluía a elaboração de duas obras: a “História Global da Espiritualidade e da Mística em Portugal” (cinco tomos, sete volumes) e o “Dicionário Global de Espiritualidade e de Mística” (2 volumes). Este grande projeto, esteve, desde o seu começo, sob a direção de Eugénia Maria da Silva Abrantes e José Eduardo Franco, e sob a coordenação executiva do padre Manuel Joaquim Gomes Barbosa (Secretário e porta-vos da Conferência Episcopal Portuguesa) e do doutor Bruno Venâncio (IEAC-GO).
Até à formulação do projeto, antecedeu um processo de reflexão, por parte do IEAC-GO, no sentido de identificar, no seio da cultura portuguesa, lacunas ao nível da investigação e divulgação e que mereciam ser colmatadas, por forma a serem conhecidas da academia e do grande público. Os domínios da Espiritualidade e da Mística eram uma dessas lacunas, no nosso entendimento. Identificámos como demasiado séria a inexistência de um estudo cronológico sobre a natureza da presença destes domínios na História da nossa nacionalidade, a escassa investigação sobre as grandes figuras portuguesas da espiritualidade e da mística e o desconhecimento de como estes dois domínios são dimensões do humano e sumamente importantes no seu desenvolvimento; domínios que ocupam o campo de interesse de diversas áreas do conhecimento.
De imediato, se elaborou um projeto em que procurou formular a estrutura destas duas obras. O projeto foi, em seguida, apresentado à CEP, com o convite para que a CEP fosse parceira neste projeto e patrocinadora da investigação que importava iniciar. A aceitação – que reconhecidamente agradecemos – foi determinante para a realização destas duas obras de enorme envergadura. Deixamos, aqui, o nosso profundo agradecimento, não apenas pelo apoio financeiro, mas também pela confiança total na Direção do IEAC-GO, nos diretores deste projeto e na equipa de investigação que a cada momento tomava dimensões cada vez maiores.
Agradecemos profundamente, ainda, aos envolvidos nesta longa investigação, tal como vem discriminado na “Introdução”, elaborada pelos diretores da obra: Eugénia Abrantes e José Eduardo Franco.
O “Dicionário Global de Espiritualidade e Mística”, embora obra independente da “História Global da Espiritualidade e da Mística em Portugal”, serve-lhe de apoio. A descrição da sua natureza, desafios e linhas de inovação podem ser encontradas na “Introdução”, a montante referida.
A julgar pelos dados do número de entradas, de investigadores e de universidade e centros de investigação envolvidos neste Dicionário não nos deixa margem a não ser considerar que este Dicionário há muito que deixou de ser um mero projeto de investigação de um instituto. Ele transformou-se, rapidamente, num projeto internacional. A confiança, com marca internacional, depositada no IEAC-GO deixa-nos particular e gratamente reconhecidos!
Pensamos que, até hoje, nunca o lema do IEAC-GO – “O conhecimento é já uma experiência de transcendência” – se cumpriu de forma tão perfeita!
Num mundo que aposta, por vezes, em dividir, fechar fronteiras e auto centrar-se, este projeto de investigação dá provas de um verdadeiro trabalho em equipa, manifesta como é possível aproximar culturas, no respeito pela diversidade, dá sinal de que é possível fazer muito mais pela cultura e pela cultura portuguesa.
Este Dicionário não é uma obra acabada, claro, mas é um pequeno passo no que para nós significa promover cultura e levar, junto das novas gerações, o conhecimento daqueles que foram «gigantes» notáveis na nossa história!
Autor
-
Nasceu em 1965 em Manteigas, Serra da Estrela.
Diretora do Instituto de Estudos Avançados em Catolicismo e Globalização (IEAC-GO).
Licenciada em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa e em Ciências Psicológicas pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada – Instituto Universitário de Lisboa.
Realizou, ainda, neste Instituto, o mestrado integrado em Psicologia, na área clínica. É doutorada em História, na especialidade de História e Cultura das Religiões pela Faculdade de
Letras da Universidade de Lisboa e pós-doutorada em «Études globales. Recherches sur la Compagnie de Jésus et sur ses interactions avec d’autres organisations religieuses dans l’histoire des processus de mondialisation (XVIe –XXe siècles)» pela École des Hautes Études
en Sciences Sociales de Paris, no âmbito do «Prix international d’encouragement aux études postdoctorales ‹Études globales›». É também formada em diversas áreas: em Gestão de Recursos Humanos (pós-graduação) pelo Instituto Superior de Gestão de Lisboa; em
Mediação Familiar pelo Instituto Português de Mediação Familiar; em Coaching Cognitivo (formação creditada pelo Cognitive Coaching Center – Denver – USA) pelo CITeS – Centro Internacional Teresiano-Sanjuanista – Universidad de la Mística de Ávila (Espanha); em
«Acompañamiento Espiritual Mistagógico» (Escuela EcEs) também pelo CITeS. É investigadora do Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e da Cátedra de Estudos Globais da Universidade Aberta de Lisboa Nos últimos anos tem
desenvolvido projetos de investigação no âmbito da Espiritualidade, da Religião e da Mística, nas áreas da Teologia, da Psicologia e a da História.