A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Guru

Guru é o professor, mestre ou guia espiritual no hinduísmo, no budismo (tântrico), no jainismo e no siquismo, as quatro religiões de origem indiana. O guru afasta as trevas e conduz o pupilo para a luz, servindo-lhe de conselheiro e de figura inspiradora na evolução espiritual. O guru ajuda, assim, o pupilo a tentar alcançar a iluminação que ele já conseguiu, apoiando-o no desenvolvimento das suas potencialidades.

A figura do guru surgiu em meados do primeiro milénio a.C., na Índia, quando se iniciou o método tutorial na instrução religiosa. Nessa época, o conhecimento religioso era transmitido pessoalmente de forma oral do guru para o seu pupilo, o qual vivia na casa daquele, servindo-o com obediência e devoção. Mais tarde, sendo as outras religiões derivações do hinduísmo, herdaram também este tipo religioso, embora cada uma com as suas particularidades.

No mundo ocidental, alguns gurus foram centrais na inspiração da contracorrente cultural das décs. de 1960 e 1970.

 

Bibliog.: BERKWITZ, Stephen, South Asian Buddhism: A Survey, Abingdon, Routledge, 2009; COLE, William, The Guru in Sikhism, London, Darton, Longman & Todd, 1982; FORSTHOEFEL, Thomas e HUMES, Cynthia (eds.), Gurus in America, Albany, State University of New York Press, 2005; LONG, Jeffery, Jainism: An Introduction, New York, I. B. Tauris, 2009; MLECKO, Joel, “The guru in Hindu tradition”, Numen, vol. 29, n.º 1, 1982, pp. 33-61.

 

José Pereira Coutinho

Autor

Scroll to Top