A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Peregrinação

“Peregrinação” é um termo que vem da expressão latina per agros, “pelos campos”, i.e, ir para fora do lugar da habitação, das próprias seguranças, tendo assumido um profundo significado religioso no contexto das religiões. A peregrinação aos santuários, ou a um qualquer lugar sagrado, é um ritual das religiões desde tempos imemoriais. No Antigo Testamento, as peregrinações faziam-se aos santuários locais, e, com a centralização do culto, as peregrinações ao Templo, em Jerusalém, tornaram-se mesmo obrigatórias três vezes ao ano, por ocasião das três grandes festas anuais (hag), ou seja, Páscoa, Pentecostes e Cabanas/Tendas. Cada uma destas festas tinha a sua história e o seu ritual próprio, tanto no Templo como fora dele. Foram escritos também alguns salmos para serem cantados nas peregrinações, chamados salmos de peregrinação, ou das “subidas” (Sl 120-134). O conceito de peregrinação está ligado à ação de subir, já que os santuários se encontravam em lugares elevados, como era, também, o caso do Templo de Jerusalém.

No cristianismo, as peregrinações começaram com a visita aos lugares santos mencionados na Bíblia, principalmente os que tinham relação com Jesus Cristo, no atual território de Israel e Palestina, sobretudo a Jerusalém. Mais tarde, fizeram-se peregrinações a Roma, tendo em conta sobretudo as basílicas que lembravam os apóstolos Pedro e Paulo, assim como os primeiros mártires dessa cidade.

Mediante a peregrinação, o crente sai do seu ritmo normal para entrar na dimensão de caminhante, a condição de todo o ser humano neste mundo, ao encontro do divino. O povo da Bíblia foi sempre um povo peregrino, i.e., passou por várias tergiversações, desde o Êxodo até aos tempos modernos. A vida da Igreja e de cada cristão também é, frequentemente, comparada a uma peregrinação.

 

Bibliog.: ALVES, Herculano, “Peregrinação”, in 50 Símbolos na Bíblia, Fátima, Difusora Bíblica, 2017, pp. 385-396; KEDAR-KOPFSTEIN, B. e BOTTERWECK, G. Johannes, “Hag/Chagh”, in BOTTERWECK, G. Johannes et al. (eds.), Theological Dictionary of the Old Testament, vol. 4, Grand Rapids, WM. B. Eerdmans Publishing Company, 1993, pp. 201-213; LÉON-DUFOUR, Xavier, “Pèlerinage”, in Dictionnaire du Nouveau Testament, Paris, Ed. du Seuil, 1975, pp. 418-419.

 

Herculano Alves

Autor

Scroll to Top