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Perícope

Derivado do grego perikopé, literalmente “cortado do entorno”, o termo “perícope” significa uma porção de texto destacada de uma obra. É utilizado sobretudo em âmbito bíblico e litúrgico, com o objetivo de delimitar passagens bíblicas para leitura pública ou estudo. No campo exegético, a distinção das unidades menores de leitura é feita na base de critérios formais (partículas e fórmulas introdutórias e conclusivas, elementos de continuidade ou rutura) e semânticos (indicadores de mudança geográfica ou temporal, introdução de novos personagens, mudança temática, etc.).

O costume de distinguir porções de texto para leitura remonta ao culto sinagogal já em época antiga. A leitura da Torá (Pentateuco) foi dividida, na tradição palestina, em perícopes (em hebraico sedarîm) e era concluída em três anos. Na tradição babilónica, a divisão das perícopes cobria a leitura num ano, sendo elas subdivididas em perícopes menores, chamadas “abertas” ou “fechadas”, conforme se iniciavam ou não numa nova linha. Ainda no período anterior à era cristã, desenvolveu-se o costume de acompanhar a leitura da Torá com a dos profetas (cf. Lc 4, 16-20). As perícopes proféticas são denominadas haftarah e concluem o culto sinagogal.

No Novo Testamento, o culto cristão seguiu o costume judaico do uso de textos bíblicos. Primeiramente, os livros foram lidos de forma contínua, seguindo-se mais tarde, em parte, uma escolha temática. Não é possível precisar quando se começou a fixar as passagens bíblicas a serem utilizadas, tendo as listas sido elaboradas, possivelmente, a partir da escolha para celebrações festivas e memórias dos santos. Os trechos dos evangelhos foram sempre colocados como última leitura e houve a tendência de, a partir deles, ser(em) escolhida(s) a(s) outra(s) leitura(s). As primeiras listas de perícopes datam provavelmente de meados do séc. iv.

O termo “perícope” é também usado para os estudos do Alcorão.

 

Bibliog.: FRANCISCO, E. F., Manual da Bíblia Hebraica. Introdução ao Texto Massorético, São Paulo, Vida Nova, 2005; JUNGMANN, J. A., Missarum Sollemnia, São Paulo, Paulus, 2009; LIMA, M. L. C., Exegese Bíblica. Teoria e Prática, São Paulo, Paulinas, 2014; NUBOLD, E., “Perikopen”, in KASPER, W. (dir.), Lexikon für Theologie und Kirche, vol. vii, Freiburg/Basel/Rom/Wien, Herder, 1999, cols. 33-34; TOV, E., Crítica Textual da Bíblia Hebraica, Niterói, BV Books, 2017.

 

Maria de Lourdes Corrêa Lima

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