Num sentido estrito, o racismo é uma “teoria” que assenta na afirmação de uma superioridade de um grupo sobre outros, com base numa classificação racial ou étnica, provocando segregação ou extermínio. Num sentido lato, o conceito, pela complexidade que enforma, deve ser tratado no plural, “racismos”, dado que estes foram tomando várias formas, se se analisarem as práticas, estereótipos e ideias classificatórias que surgiram ao longo da história da humanidade. O historiador Francisco Bethencourt explica que “O racismo é relacional e sofre alterações com o tempo, não podendo ser compreendido na sua totalidade através do estudo segmentado de breves períodos temporais, de regiões específicas ou de vítimas sobejamente conhecidas – negros ou judeus, por exemplo” (BETHENCOURT, 2015, 17). As categorias raciais são vinculadas pelas (pseudo)teorias das raças, sobretudo a partir do séc. xviii, com Carl Linnaeus, até ao séc. xx, marcado pelo Holocausto e pelos ideais etnocentristas.
O racismo enquadra-se em três dimensões distintas, a saber: as atitudes, os comportamentos e as construções ideológicas, que levam a uma categorização dos indivíduos ou dos grupos, à estigmatização destes e à convicção de que estas categorias são incivilizáveis (TAGUIEFF, 1997). O racismo é, assim, o “preconceito quanto à descendência étnica combinado com ação discriminatória” (BETHENCOURT, 2015, 17).
Atualmente, surgem conceitos derivados do racismo, sendo os mais destacados o racismo estrutural, o racismo institucional (HENRIQUES, 2016, 2018) e o racismo linguístico (NASCIMENTO, 2019), bem como conceitos associados, como fragilidade branca ou pensamento branco (DIANGELO, 2020; THURAM, 2020).
Bibliog.: BETHENCOURT, Francisco, Racismos. Das Cruzadas ao Século XX, Lisboa, Temas & Debates, Círculo de Leitores, 2015; DIANGELO, Robin, Fragilidade Branca. Porque é tão Difícil para os Brancos Falar sobre Racismo, Lisboa, Edita X, 2020; HENRIQUES, Joana Gorjão, Racismo em Português. O Lado Esquecido do Colonialismo, Lisboa, Tinta-da-China, 2016; Id., Racismo no País dos Brancos Costumes, Lisboa, Tinta-da-China, 2018; NASCIMENTO, Gabriel, Racismo Linguístico. Os Subterrâneos da Linguagem e do Racismo, Belo Horizonte, Letramento, 2019; TAGUIEFF, Pierre-André, O Racismo, Lisboa, Instituto Piaget, 1997; THURAM, Lilian, La Pensée Blanche, Paris, Editions Philippe Rey, 2020; VALA, Jorge et al., Expressões dos Racismos em Portugal, 2.ª ed., Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais, 2015.
Susana Maria Araújo Magalhães Pimenta