Jean de La Ceppède (c. 1550-1623), nascido numa família marselhesa, membro do Parlamento de Aix en Provence, terminou a sua carreira de magistrado como primeiro presidente do Tribunal de Contas em 1608, aparentemente graças à sua amizade com o poeta François Malherbe, que o recomendou a Henrique IV. Católico, recusou-se, no entanto, a aderir ao movimento da Liga, que a Coroa espanhola favorecia clandestinamente. Em 1594, publica em Lyon uma primeira coletânea dos seus poemas, Imitation des Psaumes de la Pénitence de David. Mas a sua obra mais célebre continua a ser os Théorèmes sur le Sacré Mystère de notre Rédemption (Toulouse, 1613 e 1621, 1.ª e 2.ª parte, respetivamente), um conjunto de perto de 500 sonetos.
É preciso entender o termo “teorema” segundo a sua etimologia: visão, espetáculo, mas também meditação. Se os sonetos são, com efeito, acompanhados de comentários em prosa, ao mesmo tempo, oferecem, com frequência, na sua composição, esta dupla orientação: as duas primeiras estrofes descrevem um quadro a traços largos, apresentam um espetáculo da vida, da Paixão e da ressurreição de Cristo, enquanto os dois tercetos finais se abrem aos paralelismos entre o homem e o seu modelo, o próprio Cristo.
A poesia de La Ceppède leva-nos do Renascimento e do universo da Plêiade até uma visão do mundo já largamente barroca, pelo realismo expressivo das cenas da Paixão, as suas metáforas (Cristo como a ave Fénix, como jardineiro cujo sangue fertiliza o coração do homem), os seus paralelismos (a luz que desvanece e brilha novamente, o grão que fenece e renasce e o ciclo da vida humana), pelas suas antíteses aliando o concreto e o abstrato, enfim, por uma ampla temática que explora as cores (o branco da luz, a púrpura do sangue e da túnica de Cristo) e os sentidos (a vista, a audição, o tato). É a força e a qualidade das imagens que impede esta ampla produção poética, quase caída no esquecimento, de resvalar para o convencional ou o didático.
Obras de Jean de La Ceppède: Imitation des Psaumes de la Pénitence de David (1594); Théorèmes sur le Sacré Mystère de notre Rédemption (duas partes, 1613 e 1621).
Bibliog.: DONALDSON-EVANS, L.-K., Poésie et Méditation chez La Ceppède, Genève, Droz, 1967; LA CEPPÈDE, Jean de, Les Théorèmes sur le Sacré Mystère de notre Rédemption, reed. da ed. de Toulouse, 1613-1622, introd. Jean Rousset, Genève, Droz, 1966; ROUSSET, Jean, “De la contemplation à la réflexion: Sur deux sonnets de La Ceppède”, in De Ronsard à Breton. Hommages à Marcel Raymond, Paris, José Corti, 1967, pp. 51-57.
Daniel-Henri Pageaux