A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Milenarismo

O termo “milenarismo” deriva do étimo latino millenium e designa uma doutrina religiosa, baseada em Ap 20, 1-10, que anuncia o regresso de Jesus Cristo para edificar um reino com a duração de mil anos. A doutrina, que deriva do messianismo judaico, difundiu-se entre os cristãos, pela Ásia Menor e pelo Egito, a partir do séc. iii. Os seus adeptos acreditavam que, após o tempo de Satanás (que seria morto), instaurar-se-ia o reino do Messias, um reino celeste. Este movimento encontrou adeptos em importantes figuras e escritores cristãos, como Justino, Irineu e Lactâncio.

Tendo-se tornado uma seita dentro do cristianismo das origens, o milenarismo perdeu força quando, com Constantino, a Igreja se institucionalizou e a vinda do Messias se tornou uma realidade indefinida e distante. Eusébio de Cesareia reagiu fortemente contra o milenarismo, e a sua reação influenciou a forma como a Igreja passou a tratar os milenaristas: com crescente reserva. Agostinho de Hipona também reagiu fortemente contra este modo de pensar, argumentando que Jesus Cristo havia dito que ninguém podia conhecer esse dia e essa hora, nem os anjos do Céu, nem o Filho, mas apenas o Pai. Ainda assim, o milenarismo manteve-se vivo e presente nas crenças cristãs, como o atestam o movimento liderado por Dolcino de Novara, no séc. xvi, e a obra A Vinda do Messias em Glória e Majestade, do jesuíta chileno Manuel Lacunza, de 1790.

Em 1595, As Profecias de São Malaquias fixaram a data do fim do mundo através de uma lista de papas, referindo mesmo que, após o Papa Bento XVI, haveria apenas mais um ou dois pontífices e que depois seria o fim dos tempos.

Também algumas igrejas evangélicas fundamentalistas e as Testemunhas de Jeová, durante o séc. xx, retomaram as teses milenaristas, pregando o iminente retorno de Cristo. Foram tantas as datas para tal apontadas que qualquer proposta presente ou futura está minada na sua credibilidade.

 

Bibliog.: FRAINE, Jean e GRELOT, Pierre, “Números”, in LÉON-DUFOUR, X., Vocabulario de Teología Bíblica, 2.ª ed., Barcelona, Herder, 2009, pp. 599-602; MESTERS, Carlos e OROFINO, Francisco, Apocalipse de São João, Petrópolis, Vozes, 2003; VANNI, Ugo, L’Apocalisse: Ermeneutica, Esegesi, Teologia, Bologna, Edizioni Dehoniane, 1991; ZACHARIADES, Doros, “Millennium”, in BRAND, Chad et al. (eds.), Ilustrated Bible Dictionary, Nashville, Holman Bible Publishers, 2003, pp. 1127-1128.

 

João Alberto Correia

Autor

Scroll to Top